segunda-feira, 10 de junho de 2013

O ESPLENDOR DE UM SUBLIME GESTO DE AMOR A QUATRO CRIANÇAS DESVALIDAS E INOCENTES – UMA SINCERA E RESPEITOSA ROGATIVA AO NOBILÍSSIMO PODER JUDICIÁRIO DO NOSSO PARANÁ

O Professor Ney Lobo, exerceu a função de Diretor do Colégio Lins de Vasconcelos por mais de uma década. É autor de diversas obras de educação e filosofia e escreveu o texto a seguir, como uma rogativa, ao estilo jurídico antigo, uma súplica à "Casa da Suplicação", Tribunal ligado ao poder imperial de Portugal que distribuía a Justiça no Brasil Colônia, tendo ainda como paradigma texto do escritor Francês Émile Zola, figura importante na liberalização política da França e na exoneração do falsamente acusado e condenado oficial do exército, Alfred Dreyfus, no renomado jornal manchete J'Accuse.

PRELIMINARES

Há gestos humanos, simples e até triviais, de amor ao próximo que faíscam fugazes no firmamento das santas emoções nossas. E nem por essa sobriedade e parcimônia deixam de nos comover e cintilar na mesma cadência pulsante de nossos corações enternecidos.

Há outros gestos mais marcantes, mais luminescentes que testemunhamos nos panoramas cotidianos e seqüenciais no dia-a-dia de nossa vida, que nos empolgam pela beleza moral e espiritual que nos fixam em mantida atitude contemplativa.

Porém, agora estamos presenciando a fulguração, o esplendor de um majestoso e singularíssimo gesto de sublimado ato de amor a quatro crianças abandonadas e rejeitadas por um destino cruel, ou ingrata sorte e cruciante desdita. Em hábil tempo, acolhidas ao regaço amoroso e extremamente caritativo de um casal como é o casal ALBERTO/ARISTÉIA MORAES RAU, com desvelo e inusitado carinho tão humano e cristão.

ESTUDO SOBRE CLASSES SOCIAIS I - PARTE II

ESTUDO SOBRE CLASSES SOCIAIS I - PARTE III


ESTUDO SOBRE CLASSES SOCIAIS I - PARTE IV

ESTUDO SOBRE CLASSES SOCIAIS I - PARTE V




quarta-feira, 5 de junho de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

 Desencarnou dia 28 de agosto de 2012, às 20h, em Curitiba (PR), aos 93 anos de idade, o escritor Ney Lobo. Nascido em Curitiba, em 1919, foi militar e escritor. Dedicou-se à pedagogia espírita assumindo, em 1967, a diretoria do Instituto (depois colégio) Lins de Vasconcellos, construindo a cidade-mirim e realizando um dos mais marcantes feitos da Pedagogia Espírita, no Brasil. Escreveu livros como Filosofia Espírita da Educação, em cinco volumes, pela FEB Editora e outros com foco na Educação Espírita
 
Na página no facebook da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita encontramos texto em homenagem a Ney Lobo, recentemente falecido e aqui reproduzimos:
Faleceu esta noite do dia 28 ao dia 29 de agosto, em Curitiba, o professor Ney Lobo, um dos grandes pioneiros da Pedagogia Espírita no Brasil. Submetido a uma angioplastia, aos 93 anos, não resistiu à cirurgia. Ney Lobo dirigiu no final dos anos 60 e início dos 70, uma fantástica experiência pedagógica no Instituto Lins de Vasconcellos, tendo criado uma cidade mirim, onde as crianças elegiam seu prefeito, tinham uma agência bancária, comércio, ruas, casa de oração - para que pudessem exercitar de forma prática a cidadania.

Ney Lobo manteve com a ABPE sempre as mais cordiais e amistosas relações, e marcou presença em todos os congressos que fizemos (2004, 2006, 2008, 2010). Autor de importantes obras sobre Educação e Espiritismo (inclusive um livro assim chamado), "Filosofia Espírita da Educação" (5 volumes), "Escola Espírita" entre outros. Já há vários anos estava trabalhando num livro em vários volumes também, intitulado "Pedagogia da Espiritualidade", do qual apresentou algumas conclusões em nosso 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita e 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, em setembro de 2010.

Querido Prof. Ney Lobo, leve nosso sentimento de gratidão, nosso carinho e nossa vibração de paz!
Dora Incontri e Equipe da ABPE
Associação Brasileira de Pedagogia Espírita


 [fonte: http://www.espiritualidades.com.br/NOT/Not_2012/2012_08_31_ney_lobo_falecimento.htm]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...