segunda-feira, 25 de abril de 2016

PÁGINA 549 EM DIANTE

PÁGINA 549 EM DIANTE


1.4. O VIVO SENTIMENTO ÍNTIMO DO PRÓPRIO POTENCIAL ANÍMICO

Conta-se a história de um notável pintor italiano da Renascença, história essa que procuraremos completar pela imaginação os hiatos e falhas da nossa memória.
Esse artista, provavelmente em sua infância fora um pastorzinho de ovelhas. Indo à cidade foi atraído por uma tela em exposição de consumado pintor. O menino estacou diante dela embevecido por aquela obra de arte.
Detendo-se nessa contemplação, foi indagado por um passante sobre o que estava fazendo. Transido de emoções, com os olhos marejados, exclamou, apontando para o quadro:

“EU TAMBÉM SOU PINTOR”
(anche io sono pittore)
E afirmou com toda a convicção íntima, sem vacilação. Porquê? Porque sentia dentro de si mesmo todo o estuante, fervente potencial para ser um grande pintor, embora ainda não o fosse.
Mais tarde, tornou-se um dos maiores e mais inspirados pintores daquela época.

COMENTO
Assim também todos nós, seres humanos, podemos testemunhar e admirar em alguns de nossos semelhantes as perfeições espirituais manifestas por atos de justiça, de perdão, caridade, humildade, fraternidade, e exclamar íntima e convictamente:
“EU TAMBÉM SOU JUSTO”
“EU TAMBÉM SOU INDULGENTE”
“EU TAMBÉM SOU CARIDOSO”
“EU TAMBÉM SOU HUMILDE”
“EU TAMBÉM SOU HONESTO”
“EU TAMBÉM SOU LEAL”
“EU TAMBÉM SOU VERDADEIRO”
“EU TAMBÉM SOU ESPERANÇOSO”
Porque sabemos que no fundo de nossa alma encontram-se subjacentes as sementes de todas as perfeições espirituais, lá depositadas pelo nosso Criador quando criou nosso espírito. E a certeza de que estamos já promovendo a germinação e o desenvolvimento dessas sementes. E mais: de que num futuro ainda remoto teremos essas perfeições desdobradas em toda a sua esplendente plenitude.

1.5. — 2º e 3º EXERCÍCIOS DE MOTIVAÇÃO
(APRESENTAÇÃO)

A aplicação desses exercícios deve ser precedida pela exposição da matéria sobre valores e contravalores, ou seja de uma introdução sobre a Axiologia (ciência que estuda os valores).
O educador ainda deve esclarecer que de certo modo, a Pedagogia da Espiritualidade pretende ser uma pedagogia dos valores conduzindo os educandos a não só conhecerem e distinguirem os valores, mas também a praticá-los na vida cotidiana. Porque cometimento suficiente de atos de um certo valor leva à aquisição e incorporação desse valor na estrutura anímica, enriquecendo-ª
Assim exposto esta apresentação, conclui-se a eficácia pedagógica dos exercícios de motivação para os educandos admirarem, apreciarem os valores, e a quererem desenvolve-los em seu íntimo pela prática de atos correspondentes a cada perfeição espiritual.

1.6. – 2º EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
Finalidade: Promover a capacidade dos Educandos da Espiritualidade de distinguirem uns valores dos centros; e a definirem a classe de valores a que pertencem (religiosos, éticos, estéticos, intelectuais, vitais, úteis e sensíveis).
1ª Parte: Classificar 20 valores de uma relação ampla e geral.
2ª Parte: Classificar por tipos, os 8 valores que são os objetos da Pedagogia da Espiritualidade: caridade, humildade, indulgência, esperança, justiça, honestidade, veracidade e lealdade.

1.7. — 3º EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
Finalidade: Testar o grau de preferência correta de valores pelos educandos (a hierarquia de valores que indica o nível de evolução espiritual desses educandos).

ORIENTAÇÃO

         Quanto aos detalhes dos exercícios, os documentos anexos são auto-explicativos.


         Esses gabaritos devem ser escoimados das soluções que contêm; que são para uso apenas do educador, quando avaliar as soluções apresentadas pelos educandos.


         Cópias xerox devem ser distribuídas aos alunos.


         Quanto ao mais, os documentos esclarecem.


         A avaliação individual e coletiva da turma é precedida por percentuais de acertos, de conformidade com os gabaritos, e informada aos alunos com comentários do educador, que poderá ou não a aceitar o debate das soluções corretas apresentadas pelo educador.


1.8. — 2º EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
(PELO DISCERNIMENTO DOS VALORES)
GABARITO

1.8.1. – 1ª PARTE
ORIENTAÇÃO: Estão aí dispostos em coluna e misturadas 20 valores distribuídos por 6 classes deles. Coloque entre parênteses e lera inicial da classe que você acha pertencer cada valor (R – M – E – I – V – U):
VALORES RELIGIOSOS (R)
(O DIVINO)
VALORES MORAIS (M)
(O BEM)
VALORES ESTÉTICOS (E)
(O BELO)

1.         TOLERÂNCIA   (M)
2.         CONHECIMENTO         (I)
3.         MÚSICA           (E)
4.         FÉ        (R)
5.         MESA  (U)
6.         SAÚDE (V)
7.         VERDADE       (I)
8.         INTELIGÊNCIA  (I)
9.         BELO   (E)
10.       PINTURA (um quadro)   (E)

VALORES INTELECTUAIS (I)
(O PENSAMENTO)
VALORES
(A VIDA)
VALORES ÚTEIS (U)
(A UTILIDADE)

11.       GRATIDÃO       (M)
12.       REPARAÇÃO   (M)
13.       PERDÃO          (M)
14.       BELEZA FÍSICA           (V)
15.       COPO  (U)
16.       BRANDURA     (M)
17.       SANTIDADE     (R)
18.       GUARDA-CHUVA         (U)
19.       CARIDADE       (R)
20.       FORÇA FÍSICA (V)

1.8.2 — 2ª PARTE
AGORA CLASSIFIQUE
(M – R – E – I – V – U)

- HONESTIDADE          (M)       - VERACIDADE            (M)
- HUMILDADE  (R)        - ESPERANÇA (R)
- LEALDADE    (M)       - INDULGÊNCIA            (R)
- CARIDADE     (R)        - JUSTIÇA        (M)


1.9. — 3º EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
(PELO TESTE DE PREFERÊNCIA PESSOAL POR VALORES)
GABARITO

ORIENTAÇÃO: Avalie bem, e com muito cuidado: qual até a SUA PREFERÊNCIA diante de OPÇÕES entre duas ALTERNATIVAS de troca. Inscreva nos quadrinhos bem nitidamente: SIM ou NÃO

1) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de sua INTELIGÊNCIA
                           por   ?
—         25% de sua FÉ RELIGIOSA                  NÃO


2) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de sua BELEZA FÍSICA
                           por   ?         
—         25% de sua BRANDURA                                  NÃO


3) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de seus CONHECIMENTOS
                           por   ?         
—         25% de sua CARIDADE                                   NÃO


4) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de sua SAÚDE
                           por   ?         
—         25% de seu CARÁTER                         NÃO
                           (MORALIDADE)


5) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de sua JUSTIÇA
                           por   ?         
—         25% de sua FORÇA FÍSICA                  NÃO    
           
           
6) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
25% de sua GRATIDÃO
                           por   ?         
—         25% de sua ELEGÂNCIA                                  NÃO


7) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
Uma bela POESIA
                           por   ?         
—         uma caixa de BOMBONS                                 NÃO



8) Você trocaria                                               SIM      POR QUÊ?
Um LIVRO DE CONTOS
                           por                                       NÃO

—         um TÊNIS

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