PÁGINA 549 EM
DIANTE
1.4. O VIVO
SENTIMENTO ÍNTIMO DO PRÓPRIO POTENCIAL ANÍMICO
Conta-se a
história de um notável pintor italiano da Renascença, história essa que
procuraremos completar pela imaginação os hiatos e falhas da nossa memória.
Esse artista,
provavelmente em sua infância fora um pastorzinho de ovelhas. Indo à cidade foi
atraído por uma tela em exposição de consumado pintor. O menino estacou diante
dela embevecido por aquela obra de arte.
Detendo-se
nessa contemplação, foi indagado por um passante sobre o que estava fazendo.
Transido de emoções, com os olhos marejados, exclamou, apontando para o quadro:
“EU TAMBÉM
SOU PINTOR”
(anche io
sono pittore)
E afirmou com
toda a convicção íntima, sem vacilação. Porquê? Porque sentia dentro de si
mesmo todo o estuante, fervente potencial para ser um grande pintor, embora
ainda não o fosse.
Mais tarde,
tornou-se um dos maiores e mais inspirados pintores daquela época.
COMENTO
Assim também
todos nós, seres humanos, podemos testemunhar e admirar em alguns de nossos
semelhantes as perfeições espirituais manifestas por atos de justiça, de
perdão, caridade, humildade, fraternidade, e exclamar íntima e convictamente:
“EU TAMBÉM
SOU JUSTO”
“EU TAMBÉM
SOU INDULGENTE”
“EU TAMBÉM
SOU CARIDOSO”
“EU TAMBÉM
SOU HUMILDE”
“EU TAMBÉM
SOU HONESTO”
“EU TAMBÉM
SOU LEAL”
“EU TAMBÉM
SOU VERDADEIRO”
“EU TAMBÉM
SOU ESPERANÇOSO”
Porque
sabemos que no fundo de nossa alma encontram-se subjacentes as sementes de
todas as perfeições espirituais, lá depositadas pelo nosso Criador quando criou
nosso espírito. E a certeza de que estamos já promovendo a germinação e o
desenvolvimento dessas sementes. E mais: de que num futuro ainda remoto teremos
essas perfeições desdobradas em toda a sua esplendente plenitude.
1.5. — 2º e
3º EXERCÍCIOS DE MOTIVAÇÃO
(APRESENTAÇÃO)
A aplicação
desses exercícios deve ser precedida pela exposição da matéria sobre valores e
contravalores, ou seja de uma introdução sobre a Axiologia (ciência que estuda
os valores).
O educador
ainda deve esclarecer que de certo modo, a Pedagogia da Espiritualidade
pretende ser uma pedagogia dos valores conduzindo os educandos a não só
conhecerem e distinguirem os valores, mas também a praticá-los na vida
cotidiana. Porque cometimento suficiente de atos de um certo valor leva à aquisição
e incorporação desse valor na estrutura anímica, enriquecendo-ª
Assim exposto
esta apresentação, conclui-se a eficácia pedagógica dos exercícios de motivação
para os educandos admirarem, apreciarem os valores, e a quererem desenvolve-los
em seu íntimo pela prática de atos correspondentes a cada perfeição espiritual.
1.6. – 2º
EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
Finalidade:
Promover a capacidade dos Educandos da Espiritualidade de distinguirem uns
valores dos centros; e a definirem a classe de valores a que pertencem
(religiosos, éticos, estéticos, intelectuais, vitais, úteis e sensíveis).
1ª Parte:
Classificar 20 valores de uma relação ampla e geral.
2ª Parte:
Classificar por tipos, os 8 valores que são os objetos da Pedagogia da
Espiritualidade: caridade, humildade, indulgência, esperança, justiça,
honestidade, veracidade e lealdade.
1.7. — 3º
EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
Finalidade:
Testar o grau de preferência correta de valores pelos educandos (a hierarquia
de valores que indica o nível de evolução espiritual desses educandos).
ORIENTAÇÃO
Quanto aos detalhes dos exercícios, os documentos anexos são auto-explicativos.
Esses gabaritos devem ser escoimados das soluções que contêm; que são para uso apenas do educador, quando avaliar as soluções apresentadas pelos educandos.
Cópias xerox devem ser distribuídas aos alunos.
Quanto ao mais, os documentos esclarecem.
A avaliação individual e coletiva da turma é precedida por percentuais de acertos, de conformidade com os gabaritos, e informada aos alunos com comentários do educador, que poderá ou não a aceitar o debate das soluções corretas apresentadas pelo educador.
1.8. — 2º
EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
(PELO
DISCERNIMENTO DOS VALORES)
GABARITO
1.8.1. – 1ª
PARTE
ORIENTAÇÃO:
Estão aí dispostos em coluna e misturadas 20 valores distribuídos por 6 classes
deles. Coloque entre parênteses e lera inicial da classe que você acha
pertencer cada valor (R – M – E – I – V – U):
VALORES
RELIGIOSOS (R)
(O DIVINO)
VALORES
MORAIS (M)
(O BEM)
VALORES
ESTÉTICOS (E)
(O BELO)
1. TOLERÂNCIA (M)
2. CONHECIMENTO (I)
3. MÚSICA (E)
4. FÉ (R)
5. MESA (U)
6. SAÚDE (V)
7. VERDADE (I)
8. INTELIGÊNCIA (I)
9. BELO (E)
10. PINTURA (um quadro) (E)
VALORES
INTELECTUAIS (I)
(O
PENSAMENTO)
VALORES
(A VIDA)
VALORES ÚTEIS
(U)
(A UTILIDADE)
11. GRATIDÃO (M)
12. REPARAÇÃO (M)
13. PERDÃO (M)
14. BELEZA FÍSICA (V)
15. COPO (U)
16. BRANDURA (M)
17. SANTIDADE (R)
18. GUARDA-CHUVA (U)
19. CARIDADE (R)
20. FORÇA FÍSICA (V)
1.8.2 — 2ª
PARTE
AGORA
CLASSIFIQUE
(M – R – E –
I – V – U)
- HONESTIDADE (M) -
VERACIDADE (M)
- HUMILDADE (R) -
ESPERANÇA (R)
- LEALDADE (M) -
INDULGÊNCIA (R)
- CARIDADE (R) -
JUSTIÇA (M)
1.9. — 3º
EXERCÍCIO DE MOTIVAÇÃO
(PELO TESTE
DE PREFERÊNCIA PESSOAL POR VALORES)
GABARITO
ORIENTAÇÃO:
Avalie bem, e com muito cuidado: qual até a SUA PREFERÊNCIA diante de
OPÇÕES entre duas ALTERNATIVAS de troca. Inscreva nos quadrinhos bem
nitidamente: SIM ou NÃO
1) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de sua
INTELIGÊNCIA
por ?
— 25% de sua FÉ RELIGIOSA NÃO
2) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de sua
BELEZA FÍSICA
por ?
— 25% de sua BRANDURA NÃO
3) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de seus
CONHECIMENTOS
por ?
— 25% de sua CARIDADE NÃO
4) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de sua
SAÚDE
por ?
— 25% de seu CARÁTER NÃO
(MORALIDADE)
5) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de sua
JUSTIÇA
por ?
— 25% de sua FORÇA FÍSICA NÃO
6) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
25% de sua
GRATIDÃO
por ?
— 25% de sua ELEGÂNCIA NÃO
7) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
Uma bela
POESIA
por ?
— uma caixa de BOMBONS NÃO
8) Você
trocaria SIM POR QUÊ?
Um LIVRO DE
CONTOS
por NÃO
— um TÊNIS
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